QUEM SOMOS

Com atividade artística desenvolvida em Odemira, a partir de 1998, a associação Os Piscos realiza atividade teatral profissional no concelho continuada desde 2011, nomeadamente com os projetos Bonecos de Trapo, teatro de fantoches e Teatro do Mira, teatro de actor.
É um projecto de descentralização, de natureza artística e teatral. Um teatro que contempla as suas raízes históricas revisitando os clássicos, mas também olha o futuro pelo olhar dos autores contemporâneos, assente na experimentação e pesquisa teatral.
Defendemos um teatro culturalmente assente num lugar, neste caso no Sudoeste Alentejano, ao longo do vale do Mira.
É nosso objetivo promover a literacia cultural e teatral para uma melhor cidadania num território de baixa e dispersa densidade e com um histórico pesado no que respeita à tomada de comportamentos de risco, pelo que a nossa atividade artística profissional é complementada com intervenções em escolas e apoio a grupos de Teatro Amador.
Num concelho com apenas uma sala de teatro, dispomos de uma estrutura cénica que nos permite levar aos Salões de festas, Casas do Povo e outros espaços comunitários de cada freguesia do Concelho de Odemira, espectáculos profissionais diversificados, gerando uma contínua corrente de público, formada pela população residente e pelos veraneantes da zona costeira e do turismo rural.
O apoio do município de Odemira e da Dgartes (pontuais de criação 2020 e 2021 e sustentado bienal 23- 24), têm permitido um investimento na qualificação e aquisiçãode competências, e consequente empregabilidade de profissionais da cultura, viabilizando também a contratação de criadores e formadores oriundos de estruturas artísticas de criação e programação reputadas, nacionais e estrangeiras, com linguagens artísticas diversificadas, permitindo alcançar visibilidade e sobretudo criar relações de trabalho e intercâmbio com outras estruturas de criação e programação que privilegiem a formação e a criação teatral de qualidade.